Bridgemeter impede falta d’água em elevatória e proporciona ROI de 6 a 12 meses

Um bloqueio na bomba d’água de um elevatório pertencente a uma empresa de abastecimento de água, foi prontamente identificado graças à solução inovadora Bridgemeter de monitoramento Operacional baseado em Internet das Coisas Industrial (IIoT) fornecida pela Above-Net. A raiz do problema residia em uma sacola plástica que inadvertidamente entrou na bomba.

Em uma operação tradicional, a redução parcial ou total da vazão de bombeamento impactaria na falta d’água em algumas horas e a bomba e rotor sofreriam superaquecimento causando danos permanentes interrompendo a operação até que o conserto fosse realizado. Além disso, o chamado somente seria realizado de forma emergencial após a reclamação da população ou a percepção da falta d’água em estágios posteriores de forma presencial ou através de um sistema de monitoramento tradicional SCADA.

Graças ao Bridgemeter e ao seu modelo inteligente de monitoramento da operação, a equipe de manutenção local recebeu em seus dispositivos móveis, a notificação proativa do sistema indicando a queda de pressão da bomba sem a necessidade de verificação do local antes mesmo da redução do nível baixo da próxima elevatória.

A plataforma captura informações em tempo real de qualquer tipo de sensor para infraestrutura segura em nuvem, onde através de seu algoritmo de cruzamento de informações e inteligência notifica e escalona o problema para atuação imediata das equipes remotas.

 

A solução da Above-Net representa um excelente complemento aos sistemas de supervisão tradicionais SCADA pois é mais flexível e não requer custos adicionais para configuração e ajustes constantes da operação. De fato, em diversos clientes, o Bridgemeter opera integrado adicionando valor aos sistemas SCADA tradicionais.

O Bridgemeter representa uma alternativa acessível, que viabiliza o monitoramento operacional inteligente de todos os ativos de forma integrada, independentemente do porte ou complexidade da operação. Segundo Marcelo Ramos, CEO da Above-Net, “os sistemas de monitoramento tradicionais, como o SCADA, dependem da capacidade perceptiva humana do centro de controle para identificar problemas e então acionar a equipe de campo, o que frequentemente se revela um processo moroso e ineficaz. O Bridgemeter é uma solução inteligente e proativa que detecta problemas em tempo real e notifica a equipe de manutenção antes mesmo de gerar prejuízos e interrupções. Além disso é muito flexível pois permite que a inteligência, regras e diagramas sejam atualizados pela equipe de gestão do cliente na própria ferramenta implementando de forma imediata modificações de acordo com a necessidade da operação.”

A rápida identificação do problema possibilitou que a equipe pudesse realizar uma simples operação de desentupimento antes mesmo que o rotor ou bomba queimassem. Além da redução do tempo de atendimento, a empresa evitou custos adicionais de peças, mão de obra emergencial e interrupção dos serviços que seriam significativamente maiores.

Este tipo de evento demonstra claramente o ROI (Retorno sobre o Investimento) da solução Bridgemeter que varia apenas entre 6 e 12 meses!

Gostou desse artigo?

Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe pelo WhatsApp
Compartilhe pelo Telegram

Assine a nossa newsletter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *