Bridgecare® – Solução de Interoperabilidade de Sistemas e Equipamentos em Ambientes Hospitalares
A digitalização está cada vez mais presente no dia a dia das empresas, melhorando processos e a produtividade dos trabalhadores. No setor de saúde não é diferente, e os benefícios também alcançam de forma direta o bem-estar dos usuários, promovendo a descentralização de exames e das consultas através da telemedicina.
No entanto, nos ambientes hospitalares existe uma crescente demanda pelo gerenciamento de informações provenientes de diversas fontes de dados, fator que dificulta a comunicação de forma unificada, aumenta a carga dos sistemas e gera incompatibilidade entre as informações.
Na tentativa de otimizar o fluxo dos processos internos todo o gerenciamento de dados passa pelo sistema HIS (Hospital Information System) e nele estão integrados outros sistemas, sendo que os principais são:
PACS: Sistema de Arquivamento e Compartilhamento de Imagens – é um sistema utilizado para armazenar praticamente todos os arquivos relacionados a exames de imagens para diagnóstico. Assim, qualquer membro da equipe interna da clínica ou hospital pode pesquisar por essas informações e levantar mais dados de exames específicos a qualquer momento de maneira organizada.
RIS: Sistema de Informação de Radiologia – É o software que atua como “cérebro” de um centro de imagem, ajudando a equipe da clínica ou hospital a manter o controle sobre todos os exames realizados de todos os pacientes, de maneira organizada e padronizada.
LIS: Sistema de Informações de Laboratório – é um sistema informatizado que registra, gerencia e armazena dados e informações para laboratórios de análises clínicas.
A integração destes sistemas dentro do HIS é por muitas vezes complexa, para as equipes de TI a tarefa se tornou mais desafiadora com a inclusão de sensores IoT para telemetria de engenharia clínica e novos equipamentos médicos conectados aos sistemas. E quando pensamos em diferentes fornecedores destas soluções com sistemas personalizados (HIS / LIS / PACS) a integração e gerenciamento de informações se torna uma verdadeira trama.
Também foi integrado ao sistema HIS a telemedicina. Esta nova modalidade de atendimento médico tem crescido exponencialmente em todo o mundo. No Brasil, uma das maiores redes de medicina diagnosticada divulgou um crescimento de 226% nas teleconsultas no primeiro bimestre de 2022.
O efeito deste aumento tem relação direta com a crise sanitária, entretanto, especialistas do setor acreditam na ascensão do modelo de consulta mesmo após a pandemia.
Pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, indica que o mercado de telemedicina deve passar dos atuais US$ 38 bilhões para US$ 168 bilhões em 2026. Somente no Brasil, o mercado de telemedicina fechou o ano de 2022 com um faturamento de US$ 2,82 bilhões, segundo a Statista, empresa especialista em analisar informações de mercados e consumidores.
Interoperabilidade de dados no ambiente hospitalar
A digitalização da medicina também significa levar mais tecnologia para dentro dos hospitais, exigindo de gestores administrativos e TI hospitalar maior atenção ao uso de sistemas e a coleta de dados.
Como descrito anteriormente, por si só a gestão de dados em um ambiente hospitalar é um grande desafio. A variedade de sistemas existentes e a consequente necessidade de interoperabilidade impossibilitam a conexão ponto a ponto nos ambientes de atendimento e organizacionais.
O problema se agrava quando a organização de saúde possui diversos pontos e bases de atendimentos descentralizadas resultando em cadastros múltiplos e informações perdidas.
Para que as organizações de saúde possam superar esse desafio a Above-Net desenvolveu a solução Bridgecare®. Uma plataforma capaz de integrar em apenas um repositório central, informações de diversos sistemas distintos e compartilhá-los em vários formatos e protocolos existentes fazendo a ponte entre múltiplas tecnologias.
O Bridgecare® integra de forma nativa os sistemas utilizados no ambiente hospitalar (HIS / LIS / PACS), conectando as informações ao repositório central de forma higienizada. A plataforma monitora a base de dados contra registros duplicados, homônimos e conflitos de informações de forma customizada.
Isso também traz maior segurança e proporciona o acompanhamento da vida do paciente dentro do sistema de saúde, independente da unidade ou sistema legado em que ele tenha sido atendido.
A solução utiliza protocolos de transmissão modernos como HL7 (Health Level 7) ou até mesmo no formato de arquivo texto para sistemas legados. Através de tecnologia própria, as localizações dos equipamentos são automáticas. O Bridgecare® atua como repositório central de todas as informações, além disso, a plataforma integra equipamentos, medições e sensores proporcionando visibilidade e gerenciamento integrado para a engenharia clínica para manutenção e gestão do hospital.
Otimização de processos
A plataforma Bridgecare oferece suporte para otimizar processos de TI melhorando a qualidade das informações da organização, como por exemplo:
Serviço de Login Unificado: Com criptografia para colaboradores que utilizam todos os sistemas da instituição onde apenas um nome de usuário e senha é usado independente do sistema de acesso;
Higienização inteligente configurável: São mais de 40 regras inteligentes e configuráveis que permitem a identificação de registros duplicados históricos ou em tempo real das conexões e interface para resolução de pendências de registros.
Serviço de Terminologia: Oferece flexibilidade para a interligação de termos e padrões entre qualquer sistema com registro de versionamento que permite a evolução por conector de forma independente.
Command Center: IOT para infraestrutura, engenharia clínica e equipamento – monitora através da tecnologia Bridgemeter® da Above-Net, câmaras frias, central de gases medicinais, IT médico, centrais de energia, água e ar-condicionado, equipamentos, com análise preditiva do funcionamento da estrutura vital dos hospitais e centros de atendimento.
A plataforma Bridgecare é case de sucesso utilizada por uma das maiores cidades do mundo. São milhares de pontos de atendimento integrando dados e gerenciando informações de mais de 25 milhões de pacientes com mais de 200 milhões de atendimentos com segurança e confiabilidade através da utilização dos protocolos de comunicação e formas de integração utilizadas nas aplicações mais exigentes da indústria.
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